Breaking News

Fobias mais comuns

Você tem medo de quê? Confira as 10 fobias mais comuns

 

Sentir  medo  é uma reação natural do nosso cerebro, que alerta para possíveis situações de perigo para que, assim, evitamos o risco envolvido com certas situações. Porém, quando este  medo  vai além do racional, restringindo atividades que fazem parte da nossa vida, essa sensação se transforma em uma  fobia .

Geralmente as  fobias  estão ligadas a experiência traumáticas vividas principalmente na infância, mas em alguns casos, pode não haver relação direta com incidentes que ocorreram na nossa rotina. A  fobia  pode ser percebida pela sensação de mal-estar causado por uma circunstância específica, objeto ou situação do  medo . A sensação de ansiedade extrema, caracterizada por taquicardia, boca seca, suor extremo e tremores é um dos sinais mais característicos das  fobias.

Estima-se que aproximadamente 10% da população mundial sofra de alguma  fobia , mas existem alguns tipos mais comuns diagnosticados nas clínicas de psicologia e psiquiatria no país. Se você ficou curioso para saber mais sobre esse assunto, confira nosso artigo que vai listar as 10  fobias mais comuns!

Acrofobia

acrofobia  é o medo de lugares altos. Quando a pessoa que tem essa  fobia  está em lugares altos, ela sente necessidade imediata de sair do lugar. Além dos sintomas comuns a outras fobias , os acrofóbicos sentem vertigem e buscam se agarrar em um local que consideram seguro, pois sentem-se incapazes de confiar no próprio equilíbrio. Estima-se que a acrofobia atinja de dois a cinco por cento da população mundial.

Aerofobia

Uma das  fobias mais comuns  é a  aerofobia.  Ela atinge cerca de um terço da população mundial. A  fobia de voar  não se manifesta apenas durante o voo. Seus sintomas geralmente se iniciam a partir do momento em que a pessoa percebe a necessidade de voar, seja para participar de eventos sociais ou ainda por lazer. Quando se manifesta com antecedência pode levar a insônia, irritabilidade, nervosismo ou ainda a um ataque de pânico.

Claustrofobia

Sentir-se ser comprimido pelo ambiente – esta é a sensação que os claustrofóbicos tem regularmente. Quando estão em locais fechados, como elevadores, cômodos pequenos ou ainda em meio a uma multidão, pessoas com esta fobia, sentem como se o ambiente estivesse se fechando ainda mais em seu entorno, ficando apavoradas com a situação.

Entomofobia

fobia  a insetos e artrópodes pode se manifestar de maneira ampla, com o medo de todos os insetos ou ainda de uma forma mais específica, sendo despertada somente por alguns insetos. A reação exagerada pessoas quando se deparam com insetos é um dos principais sinais da entomofobia , que pode chegar a extremos, como um ataque de pânico.

Glossofobia

É comum para uma parte significativa da população se sentir nervoso ao falar em público, porém, para quem sofre de  glossofobia , os sintomas vão além do nervosismo. Ter consciência de que terá que falar em publico já desperta, nessa pessoa, sintomas de ansiedade.

A frequência cardíaca e pressão arterial aumentam, ocorre a dilatação das pupilas, além da tensão na voz, que pode ser percebida tremula. Em alguns casos mais graves de glossofobia, a pessoa simplesmente se sente paralisada e não consegue concretizar a fala.

Hematofobia

A aversão que os  hematofóbicos  sentem ao ver sangue pode se manifestar de muitas maneiras, desde enjoos e tonturas até desmaios. Não é preciso que o sangue esteja próximo a quem tem a  fobia , para que a sensação de pânico seja despertada: o simples fato de ver a sangue em imagens ou vídeos já é capaz de iniciar os sintomas.

Aquafobia

Também conhecida como hidrofobia, o  medo  de água normalmente se manifesta quando o indivíduo se depara com piscinas, rios, lagos e mar. Mas em casos mais extremos, a  fobia  de água pode ocorrer até mesmo quando estão em banheiras ou no chuveiro. A aquafobia desperta no indivíduo um medo extremo de se afogar.

Nictofobia

Mais comum em crianças, o  medo excessivo  do escuro ou da noite ocorre de forma mais rara em adultos.  Nictofóbicos , quando estão em ambientes escuros, tendem a imaginar o que não podem ver, como um simples barulho, uma sombra ou um perigo iminente. A sensação destes indivíduos é de um pesadelo diário quando o sol se põe.

Aicmofobia

medo  descontrolado de agulhas, injeções e outros objetos cortantes é o que caracteriza a aicmofobia . Para os indivíduos que sofrem com essa  fobia , objetos cortantes são uma ameaça, assim, tirar sangue ou tomar um injeção. O pânico nessas situações pode resultar emdesmaios.

Brontofobia

O medo excessivo de trovões e raios é chamado de  brontofobia . Para quem sofre com esta fobia , uma simples tempestade pode se tornar um pesadelo inimaginável.

As  fobias  muitas vezes levam prejuízos à vida de quem sofre com elas. Entretanto, na maioria dos casos, existem tratamentos que ajudam a amenizar os sintomas. Alguns dos tratamentos mais comuns para as  fobias  são a terapia, a  hipnose  ou o uso de medicamentos psicoterápicos para controlar as crises.

Você se identificou com algumas dessas  fobias ? Compartilhe sua opinião com a gente!

Nenhum comentário