O que é o treino Dikul e de que maneira ele pode mudar sua vida
Os estudos mostram que 100 milhões de americanos sofrem de dor crônica. E os tipos mais comuns de dor estão localizados na região lombar (27%) e no pescoço (15%). Pode ser um desafio lidar com esse problema, mas imagine caminhar novamente e viver uma vida plena após ter ouvido que nunca mais tornaria a fazê-lo. Conhecemos alguém que fez isso — Valentin Dikul. E ele deu um passo além, criando um sistema de treino completo para mudar a vida de pessoas que, assim como ele, sofreram de problemas de saúde.
Como foi criado o treino Dikul?
Valentin Dikul é um ginasta de circo e, surpreendentemente, o chefe do Centro de Reabilitação para pessoas com doenças do sistema musculoesquelético. Após uma infância difícil, ele conseguiu realizar seu sonho de se tornar um artista de circo. No entanto, em 1962, durante uma performance em Kaunas, uma trave de suporte de aço quebrou, projetando Dikul de um cabo de segurança de 12 metros de altura. Os médicos disseram que o menino nunca mais voltaria a andar. No entanto, Dikul não era o tipo de pessoa de cair em desespero. Começou a fazer exercícios, primeiro com a parte superior do corpo e depois incluiu as extremidades paralisadas como se estivessem saudáveis.
Para começar, amarrou uma corda às extremidades paralisadas e as puxou com o uso de pesos, criando um contrapeso. Dikul desenhou a “máquina de exercícios” sozinho. Graças a anos de exercício, ele não só voltou a uma vida completamente normal, como se tornou uma das pessoas mais fortes do planeta. Sua capacidade para fazer malabares com pesos ainda é considerada única e até o colocou no Livro Guinness dos Recordes. No entanto, sua maior conquista é a criação de sua própria metodologia de reabilitação médica para pessoas com lesão medular.
Como o treino Dikul pode melhorar sua saúde?
Mesmo se omitirmos as lesões graves, todos sabemos que condições como escoliose, osteocondrose e prolapsos dos discos vertebrais são problemas comuns em crianças e adultos. Então, como o treino Dikul podeajudar?
Escolha um conjunto de exercícios
É claro que os exercícios são diferentes para cada condição, mas todos são muito simples.
Por exemplo, na sequência mostramos um conjunto de exercícios para pessoas com dor lombar crônica e desconforto causado pela osteocondrose.
Exercício #1
Deite-se de costas, abra os braços com as palmas das mãos para baixo. Mantenha as pernas retas e os pés juntos. Sem levantar a cabeça, os ombros ou o pé esquerdo, vire lentamente o quadril esquerdo para a direita. Fique assim por 2-3 segundos, depois retorne lentamente à posição inicial. Repita o mesmo exercício com o quadril direito
Exercício #2
Deite-se de costas, estenda as pernas com os pés na largura dos ombros. Cruze os braços sobre o peito. Sem levantar a pélvis e as pernas do chão, vire o ombro esquerdo para a direita. Permaneça nesta posição por 2-3 segundos, depois retorne à posição inicial. Repita o mesmo exercício na direção oposta
Exercício #3
Deitado de costas, junte os pés. Estenda seus braços, com as palmas para baixo. Sem levantar os ombros e a cabeça do chão, mova as duas pernas o máximo possível para a direita, sem separar os pés. Permaneça nesta posição por 2-3 segundos e retorne à posição inicial. Repita o mesmo exercício na direção oposta.
Exercício #4
Deite-se de costas e estenda as pernas abertas com os pés na largura dos ombros. Suas mãos devem estar cruzadas sobre o peito. Sem levantar a pélvis e as pernas do chão, incline o corpo para a esquerda com um movimento rápido e deslizante. Permaneça nesta posição por 2-3 segundos e retorne à posição inicial. Repita o exercício na direção oposta.
Exercício #5
Fique em pé, olhando para frente. Com as costas retas, dobre os joelhos e incline-se lentamente, mantendo as mãos para baixo. Fique assim por 2-3 segundos, depois volte para a posição inicial.
Simplesmente escolha o conjunto de exercícios de que precisa ou recorra a um especialista para
fazê-lo!
Saúde mental
No treino Dikul, trabalho mental é tão importante quanto os próprios exercícios.
- Tudo começa com uma mentalidade positiva e a crença de que você está a caminho da recuperação completa.
- Preste atenção à atmosfera ao seu redor durante o treino. Nada deve distraí-lo ou atrapalhá-lo.
- Se você sentir raiva, irritação ou desapontamento durante o exercício, pare e faça um esforço para retomar a mentalidade positiva.
- Conclua o treino com uma afirmação: “O treino de hoje foi útil, fiz novas conquistas.”
Lembre-se dos princípios de Dikul
Para continuar, você precisa se equipar com os princípios básicos deste grande homem:
- A força psicológica vem antes da força física. Para alcançar resultados físicos, você precisa ter perseverança, estabilidade emocional e fé de que pode fazer.
- Os exercícios devem estimular seus músculos a voltarem ao normal, mas não os desgaste. Em outras palavras, não exagere — três vezes por semana deve ser suficiente para a maioria dos problemas.
- A rotina de exercícios deve ser a mesma desde a primeira sessão. Além disso, tudo deve ser feito devagar, suave e ritmicamente, sem qualquer estresse. Se o fizer corretamente, você não deve sentir dificuldade para respirar em nenhum momento do treino.
- Sempre ouça seu corpo. Se começar a sentir uma dor intensa durante uma série de exercícios, o treino deve ser interrompido até que a dor seja tratada por outros métodos.
Afinal, por que não devemos confiar num homem que conseguiu sair de sua cadeira de rodas para sempre e levar uma vida saudável?
Esperamos que depois de ler este post você esteja tão impressionado com Valentin Dikul, e o que ele fez para si e para as pessoas, quanto nós. Fale com seu especialista em reabilitação, médico ou fisioterapeuta sobre como usar o treino de Dikul para tratar sua condição e nos informe nos comentários quais métodos você está usando para lidar com seus problemas vertebrais e se eles se mostraram eficazes ou até mesmo revolucionários.
Nenhum comentário