9 Sinais de que você come muito açúcar
O açúcar tem um gosto bom e tudo o que tem açúcar é ainda melhor! O carboidrato doce e cristalino parece estar em toda parte. A maioria de nós gosta de pensar no sabor inesquecível de nossas sobremesas favoritas quando estamos com fome. No entanto, o que pode parecer prazer inocente é, na verdade, o motivo de muitos problemas complicados de saúde quando o consumimos em grandes quantidades. Hoje, o açúcar é difícil de evitar, mas muitos de nós nem percebemos o quanto realmente somos viciados.
9. Dor muscular e das articulações
Você sente que parou de fazer caminhadas regulares, jardinagem ou praticar algum esporte porque sofre de dores musculares? Estes podem alguns dos muitos sinais que seu corpo dá para avisá-lo sobre os processos inflamatórios que acontecem dentro dele. Altas quantidades de açúcar em sua dieta fazem com que as células imunes secretem mensageiros inflamatórios no sangue, que tentam quebrar os produtos finais da glicação avançada, ou proteínas unidas a uma molécula de glicose.
Quanto mais açúcar você ingerir, mais aparecerão os produtos finais da glicação, o que fará com que o envio de mais mensageiros inflamatórios interrompa o ciclo. Tal cascata de reações bioquímicas poderia eventualmente resultar em artrite, catarata, doença cardíaca, falta de memória ou pele enrugada.
8. O desejo constante de doces e outras comidas açucaradas
O açúcar é processado muito rápido, deixando você com fome, mesmo que tenha comido um bolinho há apenas uma hora. Na verdade, o açúcar é conhecido por liberar dopamina, semelhante ao que você sentiria ao usar drogas viciantes. O neurotransmissor dopamina é liberado pelos neurônios nesse sistema em resposta a um evento recompensador (neste caso, a comida açucarada). Esta química em particular é famosa por nos manter de bom humor.
O cérebro considera o açúcar uma recompensa ou um presente, e quanto mais açúcar você come, mais o seu copo o desejará. É um ciclo vicioso e viciante. Além disso, alimentos com alto teor de açúcar não farão com que você se sinta satisfeito, porque não contêm nenhum alimento útil ou nutritivo.
7. Altas e baixas de energia
A glicose é responsável pelo fornecimento de energia ao corpo, por isso é muito importante manter um nível adequado de açúcar no sangue. Qualquer alteração ou desigualdade pode levar a um efeito ioiô nos níveis de energia durante o dia. Quando você come doces, o pâncreas libera insulina, que ajuda a transportar a glicose para as células e deixa você com muita energia. Quando o ciclo termina, você sente que o nível de energia diminui porque seu corpo quer mais açúcar.
Para manter seus níveis de energia constantes, evite comer doces ou lanches não saudáveis, que também contêm açúcares. Em vez disso, opte por proteínas magras e gorduras saudáveis. Desta forma, você estará recebendo energia “real” de alimentos saudáveis para o seu corpo. Além disso, com este nível mais uniforme de açúcar no sangue, você evitará picos e quedas de energia.
6. Erupções cutâneas constantes
Alimentos que contêm adição de açúcar (ou açúcar processado nos alimentos) fazem com que os níveis de insulina subam e o processo de glicação ou ligação de moléculas de proteína comece. Assim que a glicose entra no sangue, inicia-se uma série de processos fisiológicos complicados que, em última análise, podem causar inflamação e problemas de pele. Esse aumento na insulina pode eventualmente aumentar a atividade das glândulas sebáceas na pele e ativar os processos inflamatórios.
Isto significa que uma dieta rica em açúcar está associada a um maior risco de aparecimento de acne. Se a aparência da pele lhe incomoda por ter surtos deste tipo e nenhum dos tratamentos parece ajudar, tente mudar seus hábitos alimentares. Nós não insistimos em eliminar completamente o açúcar da sua vida, mas você pode querer consumir menos alimentos que o contenham.
5. Aumento de peso
Nunca é uma surpresa agradável descobrir que o jeans fica mais apertado na cintura. Certamente você nunca pensou que um bolinho de chocolate que comeu uma semana antes poderia ser contraproducente de uma forma tão desagradável! No entanto, um dos sinais mais óbvios de exagerar com o açúcar é ganhar peso extra.
Lanches e doces geralmente são armazenados em diferentes partes do corpo, mas principalmente na região abdominal e quadris. Um alto nível de açúcar aumenta a produção de insulina, que armazena o excesso de gordura nos lugares acima mencionados, mais do que em outros.
4. Cáries
Alimentos doces, sem dúvida, promovem a formação de cáries e a perda de dentes. No entanto, não é o açúcar que faz seus dentes apodrecerem, mas sim os restos de comida deixados em seus dentes depois de comer. Se você não digerir ou não escovar os dentes corretamente, esses resíduos de alimentos causam o aparecimento de placas; isso corrói a superfície dura do dente, resultando em pequenos orifícios.
Diferentes alimentos açucarados, como balas, cereais secos e chicletes podem ficar presos entre os dentes, onde é difícil alcançá-los e removê-los, o que acelera o processo de decomposição. Manter a higiene bucal adequada pode livrá-lo de idas regulares ao dentista.
3. Uma alta tolerância ao açúcar
Quando você come muitos doces todos os dias, suas papilas gustativas se acostumam ao mesmo nível de doçura e podem não responder como costumavam. O excesso de açúcar diminui o paladar, e frutas doces não têm o mesmo sabor que deveriam ter. Você deve acreditar em nós quando falamos que não há nada melhor do que comer uma maçã suculenta e apreciar seu sabor. Caso não encontre o sabor doce das frutas em produtos naturais, reduza o consumo de aditivos extras açucarados, como açúcar refinado e xaropes doces. Além disso, mude para uma dieta bem equilibrada.
2. Resfriados frequentes e gripes
Comer ou beber muito açúcar impede que as células do sistema imunológico ataquem as bactérias quando você fica doente. A vitamina C de que seu corpo precisa para combater a gripe é muito semelhante em sua estrutura química à glicose. Em vez de procurar ou trabalhar com vitamina C, seu sistema imunológico toma glicose, que não tem poder contra as bactérias da gripe. Portanto, em vez de combater uma doença, seu sistema imunológico sofre com isso.
Para evitar este tipo de situação, reduza os doces quando perceber que corre o risco de contrair uma gripe ou resfriado; além disso, coma mais frutas e vegetais que são ricos em nutrientes e vitaminas C e E, bem como betacaroteno e zinco.
1. Sentir-se inchado
Inchaço ou inflamação, juntamente com gases doloridos, bem como outros desconfortos digestivos, podem ser causados por diferentes alimentos. E comer muito açúcar é um deles! Como o inchaço está diretamente relacionado ao que você come e ao que seu corpo tenta digerir, o açúcar desempenha um papel importante. Se os açúcares forem mal absorvidos no intestino delgado, eles entrarão no intestino grosso, onde geralmente agem como uma bactéria produtora de gases.
Muito açúcar pode causar estragos em seu estômago, é por isso que você deve evitar comer adoçantes, refrigerantes diet e lanchinhos. É interessante notar que os alimentos que afirmam não ter açúcar estão repletos de poliálcoois ou açúcares alcóolicos, que contêm compostos de sabor doce difíceis de digerir.
Quanto de açúcar é muito?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dose recomendada de açúcar deve ser inferior a 10% da sua ingestão diária de energia. Estes 10% diários equivalem a 7 colheres de chá de açúcar. Indiscutivelmente o açúcar é saboroso e todos nós amamos, mas comer demais pode ter muitas consequências prejudiciais. De fato, apenas 4 gramas de carboidratos equivalem a 1 colher de chá de açúcar em seu corpo. Portanto, tenha cuidado com os sinais e sintomas discutidos acima e tente reduzir sua ingestão diária de açúcar. E procure encontrá-lo em produtos naturais, como frutas, legumes, nozes ou cereais.
Você acha que ter uma vida muito doce vale a pena? Compartilhe suas opiniões nos comentários!
Nenhum comentário