6 Sinais que o corpo dá de que você está envelhecendo muito rápido
De acordo com os cientistas, a velocidade de envelhecimento depende mais de fatores externos que de nossa carga genética. A contribuição desta última, segundo pesquisas, é de apenas 20%.
A chamada idade biológica (diferente da cronológica) é diretamente afetada por nossos hábitos e se reflete, claro, em nossa aparência. É por isso que pessoas da mesma idade podem parecer mais jovens ou, pelo contrário, mais velhas do que a idade especificada em seu passaporte ou em seu RG.
Nós preparamos uma lista de sinais que podem lhe dizer que seu corpo está envelhecendo muito rápido.
1. Descamação excessiva da pele
Os sinais de envelhecimento da pele geralmente aparecem após os 25 anos de idade, embora, na presença de fatores adversos, possam surgir mais cedo. Com o tempo, tornam-se mais visíveis. Uma alta taxa de alterações cutâneas em comparação com pessoas da mesma idade pode ser um sinal de envelhecimento prematuro da pele.
Se a sua pele vive seca, com descamação visível, manchas de pigmentação e rugas, é muito provável que a causa seja uma patologia do sistema endócrino.
Além dos problemas hormonais, a condição da pele pode ser afetada negativamente por um estilo de vida pouco saudável. Má nutrição, a negligência dos protetores solares, estresse, tudo isso retarda o processo de renovação da pele.
- Como prevenir: certifique-se de que sua dieta seja equilibrada, com presença suficiente de vegetais, folhas verdes, frutas e alimentos ricos em gorduras não saturadas (nozes, óleos vegetais, sementes de girassol).
2. Pálpebras caídas
A pele fina ao redor das pálpebras é mais suscetível à influência negativa de fatores como fadiga, falta de sono, estresse e radiação ultravioleta. E os primeiros sinais de envelhecimento frequentemente aparecem nessa área.
As pálpebras superiores caídas e as chamadas bolsas sob os olhos aumentam significativamente a aparência do envelhecimento. O trabalho constante dos músculos ao redor dos olhos leva a uma rápida perda do tônus da pele, e quando ela afunda e se estende, as cavidades formadas são preenchidas com gordura.
Nos idosos, esse problema é inevitável. Mas, se as mudanças aparecerem antes dos 40 anos, isso pode indicar um mau funcionamento dos órgãos internos e uma taxa acelerada de envelhecimento.
- Como prevenir: tente dormir mais, exclua os alimentos com alto teor de sal da dieta, beba mais água. E não se esqueça de cuidar da pele ao redor dos olhos todos os dias.
3. Alteração do ciclo menstrual
Um ciclo menstrual irregular pode ser um precursor da menopausa precoce. Considera-se normal se a menopausa chega entre os 46 e os 54 anos. Se forem observadas alterações no ciclo antes dos 40 anos, pode ser um sinal de envelhecimento prematuro dos órgãos internos.
Entre os sintomas da menopausa precoce estão a insônia, ondas de calor e calafrios e mudanças súbitas de humor.
- Como prevenir: visite o ginecologista regularmente, procure detectar e tratar rapidamente a inflamação dos órgãos internos e procure ingerir vitaminas. Muitas vezes, o início da menopausa precoce está associado a patologias ou a cirurgias de diversos tipos. Aos primeiros sinais, consulte um especialista imediatamente.
4. Debilidade física
Se subir escadas, andar e fazer qualquer outra atividade diária for se tornando difícil, fique atento. Esse, pode, claro, ser um sinal da falta de atividade física. Mas também pode ser um sintoma de envelhecimento precoce.
Depois dos 40 anos, o volume muscular começa a diminuir. É um processo natural que pode ser retardado com atividades esportivas regulares.
- Como evitar: escolha atividades esportivas que sejam do seu agrado. Não há força de vontade que resista a uma atividade da qual não gostamos. Faça uma lista daquilo que gosta e comece imediatamente. Pode ser ioga, bicicleta, dança, corrida, você escolhe. E incorpore pequenas atividades no dia-a-dia, como subir escadas em vez de usar o elevador, ir de bike ao trabalho ou caminhar em vez de ir de carro ao supermercado ou à padaria. Acredite: pequenas mudanças fazem a diferença.
5. Perda excessiva de cabelos
A queda de 50 a 125 fios de cabelo por dia é considerada normal para uma pessoa adulta saudável. Mas se toda vez que você se penteia, mechas de cabelo ficam no pente, e a linha da sua cabeça fica cada vez mais larga, é um sinal de alterações no corpo, e é hora de recorrer a um especialista.
Na maioria das vezes, os sinais de calvície precoce indicam insuficiência hormonal. Com um envelhecimento acelerado do corpo, a perda de cabelo também pode ser observada em outras áreas.
- Como prevenir: escolher os produtos de higiene corretos, tentar enriquecer a dieta com alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, proteger o cabelo quando exposto ao sol.
6. Distúrbios do sono
Conforme vamos ficando mais velhos, é normal termos menos sono ou acordarmos com mais frequência. Basta observar como um bebê recém-nascido dorme bem mais que um bebê de 2 ou 3 anos e, claro, muito mais que um adulto. Pessoas mais velhas dormem menos e isso, como dissemos, é normal.
Mas, se você tem problemas de sono desde muito jovem, é bom ficar atento. Os distúrbios do sono estão, em alguns casos, associados ao envelhecimento precoce.
- Como prevenir: as consequências do estresse podem ser amenizadas com ioga ou natação; antes de ir para a cama, leia livros em vez de usar um smartphone ou assistir televisão.
Quando há sinais de envelhecimento precoce, você deve consultar um médico imediatamente. Medidas preventivas só podem atrasar o aparecimento do problema, mas não o resolvem. E a automedicação nunca é uma boa opção.
Você tem seus próprios segredos para preservar a juventude? Conte-nos sobre eles nos comentários.
Fonte: incrivel
Nenhum comentário