Por que os jogadores de futebol cospem tanto?
Você sabe por que o jogadores de futebol cospem tanto? Tudo faz parte dos nossos processos biológicos. Quando praticamos exercícios físicos intensos também ocorre uma alta produção de saliva devido a respiração trabalhar de forma mais intensa. Quando isso acontece, geralmente acabamos respirando pela boca para aumentar a entrada de ar, o que seca a boca e estimula as glândulas salivares.
A saliva é um dos mais complexos, versáteis e importantes fluidos do nosso corpo. Esse fluido cuida de uma grande lista de necessidades fisiológicas. Suas propriedades são essenciais para a proteção da cavidade bucal e do epitélio gastrointestinal. Além de umedecer os tecidos moles e duros da cavidade bucal, tem função de destaque no controle da quantidade de água do organismo. Quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, manifestando a sede.
Como os jogadores não bebem água quando a boca fica seca, o corpo dá uma resposta rápida enchendo a boca deles de saliva que deveria ser engolida para amenizar os sintomas de desidratação, mas por costume eles acabam cuspindo no gramado, o que aumenta ainda mais a desidratação corporal, um bom hábito seria engolir a saliva (Além do mais ficaria mais elegante né?).
A saliva desempenha diversas funções e em condições ideais de saúde o ser humano produz de 1 a 2 litros de saliva por dia. A saliva diminui a acidez bucal e também prevenindo a cárie. Muitos grupos sociais primitivos e indígenas, por não terem hábitos que prejudicam o organismo, como o fumo, consumo excessivo de álcool e açúcar têm uma saliva de melhor qualidade e menor acidez, por isso menos cáries e problemas gastrointestinais.
Recentemente foi comprovado, através de pesquisas, que quando ratos tinham as glândulas salivares extraídas, adoeciam mais de infecções e intoxicações, o que justifica plenamente o hábito de "lamber as feridas" mantido pela maioria dos animais.
Fonte: fatosdesconhecidos
Nenhum comentário